DIFERENÇAS ENTRE VÍRUS E BACTÉRIAS 

Em algumas ocasiões, nos referidos erroneamente aos vírus e as bactérias como se fossem a mesma coisa.. Essa confusão é normal, já que estes microrganismos apresentam algumas semelhanças, como por exemplo, causar doenças. No entanto, é um erro achar que vírus e bactérias são a mesma coisa, já que eles possuem mais diferenças do que pontos em comum.
Vamos conhecer um pouco mais sobre as características e a diferença entre vírus e bactéria.

Em termos gerais, podemos definir os vírus como organismos celulares (sim, células), compostos de ácido nucléico, que não têm metabolismo próprio e, para se multiplicar, precisam habitar as células de outro organismo vivo, chamados de células hospedeiras.
Seu tamanho é extremamente pequeno, um vírus mede geralmente entre 20 e 30 nm (milésima-milionésima parte de um metro).
Uma das doenças mais graves causadas por um vírus é a Aids (causada pelo vírus de imunodeficiência adquirida).


Características das Bactérias

As bactérias são organismos microorganismos unicelulares. Medem, em geral, alguns micrómetros de comprimento e podem adotar diferentes formatos segundo as quais são classificadas segundo sua morfologia: bastonetes, esferéricas, espirais, vírgula, etc

As bactérias têm todo a estrutura celular necessária para seu crescimento e reprodução. Em geral, se reproduzem de forma assexuada, ainda que existam casos em que o material genético necessário para a reprodução se transmita de uma bactéria para a outra.

No entanto, as bactérias não são necessariamente nocivas para o organismo humano; de fato, determinadas partes do nosso corpo, como o intestino, precisam manter um determinado equilíbrio entre a quantidade de bactérias para funcionar corretamente. Se essas bactérias são eliminadas, quando, por exemplo, tomamos antibiótico para outras infecções, podemos ter diarreia.

Também há certos tipos de alimentos que precisam ter uma quantidade determinada de bactérias, como o iogurte e alguns tipos de queijo.

Uma das bactérias mais temidas, sobretudo no passado, quando pouco se sabia sobre ela e não havia tratamento médico, é a bactéria causadora da tuberculose, chamada mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch.

A Diferença entre Vírus e Bactéria

Uma das principais diferenças reside no modo de vida. No caso das bactérias, está claro que se trata de um organismo vivo, já que possuem células. No caso dos vírus, não está claro, já que não possuem células e, portanto, precisam de um hospedeiro para sobreviver e se reproduzir.
Outra diferença é que as bactérias, como vimos, podem ser benéficas em alguns casos. Os vírus, ao contrário, não são (a exceção de alguns estudos que estão sendo realizados sobre vírus capazes de destruir tumores cerebrais).
Os vírus e bactérias também diferem em seu tamanho, as bactérias, em geral, são maiores que os vírus, elas podem chegar a medir mais ou menos 1000nm. enquanto os vírus medem entre 20 e 30nm.


O modo de reprodução é outra característica que os diferenciam. As bactérias se reproduzem, na maioria dos casos, assexuadamente; os vírus invadem uma célula hospedeira, fazendo cópias do DNA viral/RNA, destruindo a célula hospedeira e invadindo novas células a serem infectadas.

No caso das bactérias, a infecção é localizada, enquanto o vírus se reproduz de forma sistemática.

A forma de combater o vírus e as bactérias também são diferentes. Para combater uma bactéria, é necessário tomar uma injeção ou antibiótico, para combater um vírus são utilizados antivirais e também vacinas preventivas.

Bom, agora que já sabemos as diferenças principais, veremos rapidamente as semelhanças: convivemos diariamente com eles, mas isso não quer dizer que estamos doentes, já que algumas bactérias são necessárias para o nosso organismo.

Deixe Seu Comentário 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE