APLICATIVOS TESTADOS ESSA SEMANA : CONFIRA
Aplicativos da Semana
Procurando rede sem fio para usar na cidade? O destaque da semana entre nossos apps pode ajudar. O WifiMapper procura locais com Wi-Fi público na proximidade e informa se eles são de uso gratuito ou não.
Também temos o Red Bull Alert, um alarme para o Android para quem curte esportes radicais -- ou é fã da marca. Veja na nossa galeria outros cinco aplicativos que testamos e vale a pena baixar.
=====================================================
Google Spotlight Stories
Grátis, em inglês, para Android e iPhone
O Spotlight nasceu como app apenas para os smartphones da Motorola. Ele traz divertidas animações com as quais o usuário pode interagir mexendo o smartphone. É diversão certa para as crianças e para quem gosta de boas animações. Vale a pena baixar para ver os filminhos.
Agora, o Google está disponibilizando o app também para usuários de iOS. Antes, ele era exclusividade dos usuários de smartphones com o sistema Android.
========================================================
Timberman
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad
O Timberman é um jogo bastante simples e divertido. Nele, o jogador é um lenhador que deve cortar uma árvore. Cada batida vale um ponto. Conforme a árvore vai descendo, galhos aparecem de um lado ou do outro. Para sobreviver, basta ir de um lado para o outro.
Quanto mais se corta, mais rápido o tempo se esgota. Dentro do app é possível adquirir novos personagens. Isso pode ser feito por compra ou cumprindo missões.
========================================================
VSCO Cam
Grátis, em inglês, para Android e iPhone
O VSCO Cam é um dos campeões na categoria editor de fotos. Ele tem uma porção de opções de edição e filtros (alguns precisam ser comprados na loja dentro do app). A empresa faz curadoria diária das melhores fotos editadas e publicadas dentro do aplicativo.
O app não é novo, mas uma novidade chegou recentemente. Agora, a empresa permite que cada usuário faça a sua curadoria de fotos. A dinâmica é simples. Basta dar dois toques sobre uma foto (o mesmo que curtir no Instagram) e a imagem será adicionada a uma coleção pessoal.
========================================================
StumbleUpon
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e web
Em inglês, Stumble Upon quer dizer tropeçar em algo. Quem nunca tropeçou em uma matéria ou site legal enquanto navegava pela internet? A ideia do app (que tem também uma versão web) é de reunir só coisas legais para que os usuários tropecem.
É possível definir temas de interesse, como tecnologia, ciência, artes, etc. Com isso, o site vai refinando o seu algoritmo de sugestão para que mostre cada vez mais sites dentro das áreas de interesse do usuário. Para guardar as notícias, é possível criar listas de diferentes assuntos. Usando o app, também é possível compartilhar os conteúdos.
=========================================================
Red Bull Alert
Grátis, em português, para Android
O Red Bull Alert não é nada além de um alarme para o Android. Ele tem foco em praticantes e amantes de esportes radicais, assim como fãs da marca. Ele tem temas baseados em esportes, como Formula 1 e surf.
Cada um deles mostra uma imagem diferente e toca um som diferente. O alarme também mostra estatísticas como quanto tempo levou para que a pessoa o desligasse. Ele mostra a evolução ao longo do tempo.
=========================================================
WifiMapper
Grátis, em português, para Android e iPhone
Procurando redes de internet em fio para usar? O WifiMapper vai ajudar você. Ele usa a localização por GPS do smartphone para mostrar quais locais têm Wi-Fi nas proximidades. Ele sinaliza ao usuário se a rede é de uso gratuito ou não.
É possível ver todos os pontos colocados no mapa, que usa o Google Maps, para isso. Nos nossos testes, o app funcionou bem e mostrou muitas opções.
========================================================
5K Runner
Em inglês, para Android (grátis) e iPhone (US$ 2,99)
O 5K Runner é um app para quem quer cuidar da saúde. Ele serve como treinador para corridas. O objetivo do app é fazer com que o atleta atinja a marca de cinco quilômetros em uma corrida.
Para isso, ele monta uma rotina de exercícios e fornece dicas. Durante a corrida, ele alterna entre ritmos mais rápidos ou lentos, no início do plano. Ele ainda dá sugestões de combinação do aplicativo com outros da mesma empresa para que outros resultados (como força física o
HOMENS E MULHERES ENVELHECEM DE FORMA DIFERENTE ... CONFIRA
Que o tempo passa para todos, disso não há dúvida. Mas a forma com que essa passagem acontece muda muito de pessoa para pessoa e também entre homens e mulheres. Ele e ela têm modos diferentes de encarar a vida, o trabalho e as relações. Sabia que tudo isso influencia no jeito de envelhecer? Entenda melhor a seguir.
=========================================================
Quem vive mais: Homem ou Mulher ?
A geriatra e gerontóloga Andrea Prates, mestre em saúde pública pela Universidade de Londres, explica que a mulher vive aproximadamente 4 anos e meio a mais que o homem, mas que essa diferença já foi maior. “Antigamente as mulheres viviam de 7 a 8 anos a mais que os homens, mas esse intervalo diminuiu justamente porque um número maior de mulheres está se juntando à força de trabalho e encarando o estresse de lidar com diferentes tarefas”.
A especialista explica ainda que, apesar das mulheres viverem mais, elas chegam à velhice em condições piores de saúde. Além disso, nesse ponto da vida elas estão viúvas e, como era comum que as mulheres não tivessem a própria renda no passado, elas chegam a essa idade em condições financeiras que as deixam vulneráveis.
Como envelhecemos
Segundo Andrea, os homens se expõem a mais riscos durante a vida. “Além de, historicamente, passarem mais tempo fora de casa, eles consomem mais álcool, mais drogas, se preocupam menos com a própria saúde e vão menos ao médico”, explica. A médica conta ainda que o homem, quando se cuida, o faz mais por influência de uma mulher.
O comportamento característico do gênero feminino determina a longevidade. |
A especialista explica ainda que, ao longo da vida, a mulher sofre muitas desvantagens. “As mulheres ganham menos, têm menos acesso à educação, assumem mais tarefas e mais responsabilidades dentro de casa e, em alguns países, têm até menos acesso a alimentos nutritivos”, conta.
Somando essas desvantagens, a mulher chega a idade avançada em condições de saúde piores que homens, ficam viúvas – com menos dinheiro as gerações anteriores não costumavam trabalhar. Muito mais vulneráveis no final da vida.
Relações
Outro ponto importante é a forma com que se dão as relações ao longo da vida. Segundo a especialista, o homem tem o trabalho como principal relação A mulher, por sua vez, tem relações mais ricas. “É ela que cuida dos filhos e dos pais, por exemplo”, explica Andrea. Isso faz com que a transição que ocorre com aposentadoria seja mais fácil para elas, já que haverá dificuldade para que eles se engajem em novas relações.
ANTICONCEPCIONAIS E ADOLESCÊNCIA
Ainda há certa desconfiança sobre a utilização dos anticoncepcionais orais na adolescência. Existem muitas dúvidas sobre o uso das pílulas logo no início da vida sexual e possíveis riscos à fertilidade. Mas na maioria das vezes essa desconfiança não passa de mito.
Os contraceptivos orais são formados pela combinação de hormônios, orgânicos ou sintéticos, que agem evitando a ovulação e alterando o muco cervical e o tecido uterino para impedir a fecundação, não interferindo negativamente, no geral são bem toleradas e com poucos efeitos colaterais.
Além do uso das pílulas na adolescência não oferecer riscos à fertilidade, ele ainda oferece benefícios à paciente. Muitas meninas, no início de sua vida reprodutiva, apresentam menstruação desregulada, fortes cólicas menstruais e problemas de pele, como as temíveis espinhas. Os anticoncepcionais orais, por meio dos seus hormônios, auxiliam na regulação do ciclo menstrual e nos demais hormônios envolvidos, regulando assim os sangramentos, reduzindo as cólicas, a oleosidade na pele e, em alguns casos pode melhorar as espinhas.
Vale lembrar que, antes de decidir tomar alguma pílula, é preciso conversar com um ginecologista. Nem todas as mulheres podem tomar pílulas, somente este especialista, por meio de exames clínicos ou laboratoriais, poderá indicar o melhor medicamento para cada adolescente .
Leia Mais Sobre Métodos Contraceptivos
Como escolher o melhor método contraceptivo para você
Os contraceptivos são as principais ferramentas de planejamento familiar. Para saber qual método adotar a mulher deve seguir as orientações de um médico, que levará em consideração o perfil da paciente e também possíveis doenças associadas. Por se tratar de métodos que possuem hormônios não podem ser automedicados.
O ginecologista-chefe do Departamento de Planejamento Familiar do Hospital das Clínicas, em São Paulo, Dr. Nilson Roberto de Melo, afirma que o contraceptivo mais usado no mundo é a pílula combinada de uso diário por ser um medicamento de fácil acesso, disponível em diversas formas e sobre o qual há inúmeros estudos. Ele lembra, no entanto, que este nem sempre é o método mais indicado. “Uma mulher muito esquecida não pode tomar pílula, pelo risco de falha do método. Hoje há recursos tecnológicos que podem ajudar a não esquecer, como os aplicativos para celular que lembram a hora de se medicar, mas é melhor indicar um método que não dependa da lembrança da usuária.”, diz Melo.
Em casos assim, o ginecologista afirma que os métodos contraceptivos de longo prazo, como os sistemas intrauterinos (SIUs) ou dispositivos intrauterinos (DIUs) e os implantes anticoncepcionais, podem ser mais eficazes por dependerem menos da mulher. “A pílula é eficaz se tomada de forma correta, se esquecer, a eficácia diminui. Já o DIU, o SIU e o implante têm a eficácia teórica e prática muito próximas, por isso tem crescido a preferência por esse tipo de método, que pode durar até dez anos”, explica Dr. Melo. Entretanto, o ginecologista lembra que métodos como o DIU/SIU não podem ser utilizados por qualquer pessoa. O médico avalia cada caso individualmente.
Dr. Melo afirma que mesmo com a orientação do médico, a escolha final do método a ser adotado ainda deve ser da paciente. Ela precisa ser informada sobre os riscos e benefícios de cada um. Além disso, o profissional de saúde deve orientá-la corretamente, desaconselhando ou deixando de prescrever contraceptivos que apresentem contraindicações. “O médico não pode impor risco à paciente”, afirma ele.
Fonte: Dr. Sergio dos Passos Ramos CRM17.178 – SP
Os principais métodos anticoncepcionais
Métodos Anticoncepcionais não hormonais
Os métodos anticoncepcionais não hormonais são aqueles em que a contracepção não utiliza hormônio. ivide-se em três tipos: Muito eficientes, eficientes e pouco eficientes.
Muito Eficientes:
DIU – índice de falha 0.1%
Vasectomia e Laqueadura – índice de falha 1%
Abstinência sexual – índice de falha 0%
Eficientes:
Camisinha – índice de falha 8% a 20%
Diafragma – índice de falha 8% a 20%
Camisinha feminina – índice de falha 8% a 20%
Pouco eficientes:
Espermaticida – índice de falha 20%
Método do muco cervical – índice de falha 10% a 20%
Tabelinha – índice de falha 10% a 20%
Coito interrompido – índice de falha 15% a 20%
Métodos Anticoncepcionais Hormonais
Os métodos contraceptivos hormonais são aqueles em que a prevenção da gravidez é controlada por homônios. Divide-se em muito eficientes e eficientes.
Muito Eficientes:
Pílula – índice de falha 0,1%
Injeção anticoncepcional – índice de falha 0,1%
Sistema intraturino liberador de levonorgestrel (SIU) – índice de falha 0,1%
Implante – índice de falha 0,1%
Anel vaginal – índice de falha 0,1%
Adesivo anticoncepcional – índice de falha 0,1%
Eficientes:
Pílula do dia seguinte – índice de falha 5% a 20%
Fonte: Dr. Sergio dos Passos Ramos CRM17.178 – SP
Principais métodos indicados para cada perfil
Adolescentes:
Camisinha
Pílula
Para a mulher que já possui família e não quer mais ter filhos:
DIU ou SIU
Implante
Vasectomia
Ligadura de trompas/laqueadura tubária
Pílula
Injeção anticoncepcional
Adesivo anticoncepcional
Anel anticoncepcional
Para mulher que quer espaçar uma nova gravidez:
DIU ou SIU
Pílula
Injeção anticoncepcional
Implante
Adesivo anticoncepcional
Anel anticoncepcional
Para mulher que está amamentando*:
Camisinha
DIU ou SIU
Minipílula (progestógeno)
Injeção anticoncepcional trimestral
*A mulher que está amamentando não pode utilizar pílulas compostas por dois hormônios.
Os métodos contraceptivos, a tabelinha, o método do muco cervical e o coito interrompido são seguros. Também é normal que durante o período de amamentação não ocorra a menstruação.
Fonte: Dr. Sergio dos Passos Ramos CRM17.178 – SP
PRODUTOS DE LIMPEZA QUE JAMAIS DEVERIAM SER MISTURADOS
Na hora de limpar a casa, é comum recorrer a um verdadeiro arsenal de produtos de limpeza acreditando que quanto mais ativos forem usados, melhor. A verdade é que alguns deles podem reagir com outros e dar origem a substâncias ou gases tóxicos que fazem muito mal à saúde.
Quais produtos de limpeza não misturar
Produtos à base de cloro, como água sanitária, não podem ser misturados com produtos que contenham amônia ou água oxigenada. A amônia normalmente está presente em forma de hidróxido de amônio e pode ser encontrada na maioria dos itens de limpeza, como detergentes, desinfetantes, amaciantes, limpadores de janela e ceras para polimentos de piso.
Água sanitária e detergente não devem ser misturados |
Detergentes também reagem com o nitrato de potássio presente nos desentupidores de pia. Essas misturas dão origem a gases tóxicos que irritam o sistema respiratório e podem provocar tontura e mal-estar. Em contato com a pele, o líquido também provoca irritação e pode ser letal se ingerido por acidente.
Para não errar, fique atenta aos rótulos. Eles trazem especificações sobre o produto e instruções de uso, que se forem respeitadas, garantem o uso seguro. Além disso, é fundamental tomar algumas medidas de segurança durante a limpeza, como usar luvas para proteger a pele e deixar o ambiente bem ventilado.
SAIBA MAIS
Assinar:
Postagens (Atom)