Que o tempo passa para todos, disso não há dúvida. Mas a forma com que essa passagem acontece muda muito de pessoa para pessoa e também entre homens e mulheres. Ele e ela têm modos diferentes de encarar a vida, o trabalho e as relações. Sabia que tudo isso influencia no jeito de envelhecer? Entenda melhor a seguir.
=========================================================
Quem vive mais: Homem ou Mulher ?
A geriatra e gerontóloga Andrea Prates, mestre em saúde pública pela Universidade de Londres, explica que a mulher vive aproximadamente 4 anos e meio a mais que o homem, mas que essa diferença já foi maior. “Antigamente as mulheres viviam de 7 a 8 anos a mais que os homens, mas esse intervalo diminuiu justamente porque um número maior de mulheres está se juntando à força de trabalho e encarando o estresse de lidar com diferentes tarefas”.
A especialista explica ainda que, apesar das mulheres viverem mais, elas chegam à velhice em condições piores de saúde. Além disso, nesse ponto da vida elas estão viúvas e, como era comum que as mulheres não tivessem a própria renda no passado, elas chegam a essa idade em condições financeiras que as deixam vulneráveis.
Como envelhecemos
Segundo Andrea, os homens se expõem a mais riscos durante a vida. “Além de, historicamente, passarem mais tempo fora de casa, eles consomem mais álcool, mais drogas, se preocupam menos com a própria saúde e vão menos ao médico”, explica. A médica conta ainda que o homem, quando se cuida, o faz mais por influência de uma mulher.
O comportamento característico do gênero feminino determina a longevidade. |
A especialista explica ainda que, ao longo da vida, a mulher sofre muitas desvantagens. “As mulheres ganham menos, têm menos acesso à educação, assumem mais tarefas e mais responsabilidades dentro de casa e, em alguns países, têm até menos acesso a alimentos nutritivos”, conta.
Somando essas desvantagens, a mulher chega a idade avançada em condições de saúde piores que homens, ficam viúvas – com menos dinheiro as gerações anteriores não costumavam trabalhar. Muito mais vulneráveis no final da vida.
Relações
Outro ponto importante é a forma com que se dão as relações ao longo da vida. Segundo a especialista, o homem tem o trabalho como principal relação A mulher, por sua vez, tem relações mais ricas. “É ela que cuida dos filhos e dos pais, por exemplo”, explica Andrea. Isso faz com que a transição que ocorre com aposentadoria seja mais fácil para elas, já que haverá dificuldade para que eles se engajem em novas relações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário